Na manhã desta quinta-feira, 04 de junho, o SISMUC Regional se reuniu com a Secretária de Educação de Caruaru, Graça Rosal, para discutir a renegociação do PCC dos Professores Municipais.

Amanhã, 05 de junho, na Assembleia Geral dos Professores, iremos informar sobre o resultado da reunião.


Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 03, Assembleia geral dos Servidores Públicos da DESTRA, promovida pelo SISMUC REGIONAL. No encontro estiveram sendo discutidos os informes gerais e a possibilidade de Unificação da Guarda Municipal e Agentes de Trânsito. A discussão não teve um desfecho e uma nova reunião será agendada.
A Marcha Azul Marinho, realizada no último dia 29 de maio em Caruaru, homenageia o presidente do SISMUC Regional.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

 

 

         A Diretoria Executiva do SISMUC REGIONAL, através do seu presidente, conforme as disposições estatutárias, no que diz o artigo 13º alínea C convoca a todos os Servidores Públicos da Educação, para participar da Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada no dia 05/06/2015, na União Beneficente dos Artistas
de Caruaru,localizado à Rua 13 de maio n° 82, Centro, na cidade de Caruaru-PE. No horário das 12:30min em 1ª Convocação com 2/3 dos associados, em 2ª Convocação 1 hora após, com 1/3 dos associados e em 3ª Convocação 30 minutos após, com qualquer número de sócios quites com suas obrigações sociais, para deliberar a seguinte ordem do dia:

 

  • Informes gerais;
  • Negociação do PCC com a Secretaria de Educação.

 

 

Caruaruaru, 28 de Maio 2015 .

 

 

Eduardo Mendonça Pereira

                                                                                            Presidente


EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

 

 

         A Diretoria Executiva do SISMUC REGIONAL, através do seu presidente, conforme as disposições estatutárias, no que diz o artigo 13º alínea C convoca a todos os Servidores Públicos da DESTRA, para participar da Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada no dia 03/06/2015, no SISMUC  Regional – Sindicato dos Servidores Municipais das Prefeituras, Câmaras, Autarquias e Fundações de Caruaru e Região Agreste Central de Pernambuco, Localizado à Rua Deputado Souto Filho nº 164, Maurício de Nassau, na cidade de Caruaru-PE. No horário das 7h30 em 1ª Convocação com 2/3 dos associados, em 2ª Convocação 1 hora após, com 1/3 dos associados e em 3ª Convocação 30 minutos após, com qualquer número de sócios quites com suas obrigações sociais, para deliberar a seguinte ordem do dia:

 

  • Informes Gerais;
  • Unificação dos Guardas Municipais e Agente de Trâsito.

 

 

 

 

 

Caruaru,28/05/2015.

 

Eduardo Mendonça Pereira

                                                                                                                Presidente

 O SISMUC REGIONAL apóia os professores da rede pública estadual de ensino que mais uma vez ficaram frustrados com o posicionamento do Governador de Pernambuco em dizer que não há acordo quanto às reivindicações da categoria e que só volta a negociar quando os docentes descruzarem os braços. Vale lembrar que após uma trégua de 24 dias, os professores da rede voltaram a fazer greve a partir desta última sexta-feira, 29, quando houve inclusive uma mobilização nacional em prol de uma educação de qualidade e respeito para com os professores e estudantes de todo País. A categoria docente de Pernambuco pede que o reajuste de 13,01% seja garantido a todos os profissionais. O governo do estado deu o aumento apenas aos professores de nível médio (antigo magistério). Os demais receberam


A CNTE está convocando todos os professores à participarem da greve geral da CUT, nesta sexta-feira, 29/05. O SISMUC REGIONAL apóia qualquer movimento em defesa  da educação e dos professores, seja para nacional, estadual ou municipal. A greve é um protesto contra a lei da terceirização.

José Queiroz deve estar rindo a toa, ele não está mais fazendo tanto esforço para lutar contra os professores, nada melhor em um combate, que seu oponente destrua a si mesmo. Está vencendo sem esforço nenhum.

Nos últimos meses, o foco da valorização da carreira docente e melhoria da educação se transformou em quem deve prover esses avanços. Fica a primeira dúvida, se os soldados são os mesmo, renomear o batalhão vai mudar o que? Não vai mudar nada, porque são os saldados que decidem, neste batalhão não existe ordem superior, não existe um que mande, todos mandam!

Desde o último dia 22 de maio, já está valendo o a Lei 15.505. A partir de agora, o uso do celular em sala de aula e outros ambientes escolares, ficará restrito ao uso pedagógico e deverá permanecer desligado na sala de aula, em outros ambientes escolares, poderá ser permitido colocar o aparelho no modo silencioso, mas seu uso só acontecerá se houver algum objetivo pedagógico. Veja abaixo o texto integral da Lei.

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Pesquisa com estudantes do Ensino Médio comprova a baixa atratividade da docência

 

Nos últimos anos, tornou-se comum a noção de que cada vez menos jovens querem ser professores. Faltava dimensionar com mais clareza a extensão do problema. Um estudo encomendado pela Fundação Victor Civita (FVC) à Fundação Carlos Chagas (FCC) traz dados concretos e preocupantes: apenas 2% dos estudantes do Ensino Médio têm como primeira opção no vestibular graduações diretamente relacionadas à atuação em sala de aula - Pedagogia ou alguma licenciatura (leia o gráfico abaixo).

 

Uma profissão desvalorizada
Só 2% dos entrevistados pretendem cursar Pedagogia ou alguma Licenciatura, carreiras pouco cobiçadas por alunos das redes pública e particular

 

Ilustração: Mario Kanno

Fonte: Pesquisa Atratividade da Carreira Docente no Brasil (FVC/FCC)

 
A pesquisa, que ouviu 1.501 alunos de 3º ano em 18 escolas públicas e privadas de oito cidades, tem patrocínio da Abril Educação, do Instituto Unibanco e do Itaú BBA e contou ainda com grupos de discussão para entender as razões da baixa atratividade da carreira docente. Apesar de reconhecerem a importância do professor, os jovens pesquisados afirmam que a profissão é desvalorizada socialmente, mal remunerada e com rotina desgastante (leia as frases em destaque)

"Se por acaso você comenta com alguém que vai ser professor, muitas vezes a pessoa diz algo do tipo: 'Que pena, meus pêsames!'"
Thaís*, aluna de escola particular em Manaus, AM

"Se eu quisesse ser professor, minha família não ia aceitar, pois investiu em mim. É uma profissão que não dá futuro."
André*, aluno de escola particular em Campo Grande, MS

* Os nomes dos alunos entrevistados foram alterados para preservar a confidencialidade da pesquisa

O Brasil já experimenta as consequências do baixo interesse pela docência. Segundo estimativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apenas no Ensino Médio e nas séries finais do Ensino Fundamental o déficit de professores com formação adequada à área que lecionam chega a 710 mil (leia o gráfico ao lado). E não se trata de falta de vagas. "A queda de procura tem sido imensa. Entre 2001 e 2006, houve o crescimento de 65% no número de cursos de licenciatura. As matrículas, porém, se expandiram apenas 39%", afirma Bernardete Gatti, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e supervisora do estudo. De acordo com dados do Censo da Educação Superior de 2009, o índice de vagas ociosas chega a 55% do total oferecido em cursos de Pedagogia e de formação de professores.

 

Faltam bons candidatos
A baixa procura contrasta com a falta de docentes com formação adequada 

 

Ilustração: Mario Kanno

 

Fontes: Inep e Censo da Educação Superior (2004 e 2008)

 

Um terço dos jovens pensou em ser professor, mas desistiu

 
O estudo indica ainda que a docência não é abandonada logo de cara no processo de escolha profissional. No total, 32% dos estudantes entrevistados cogitaram ser professores em algum momento da decisão. Mas, afastados por fatores como a baixa remuneração (citado nas respostas por 40% dos que consideraram a carreira), a desvalorização social da profissão e o desinteresse e o desrespeito dos alunos (ambos mencionados por 17%), acabaram priorizando outras graduações. O resultado é que, enquanto Medicina e Engenharia lideram as listas de cursos mais procurados, os relativos à Educação aparecem bem abaixo (leia os gráficos na página ao lado).

Um recorte pelo tipo de instituição dá mais nitidez a outra face da questão: o tipo de aluno atraído para a docência. Nas escolas públicas, a Pedagogia aparece no 16º lugar das preferências. Nas particulares, apenas no 36º. A diferença também é grande quando se consideram alguns cursos de disciplinas da Escola Básica. Educação Física, por exemplo, surge em 5º nas públicas e 17º nas particulares. "Essas informações evidenciam que a profissão tende a ser procurada por jovens da rede pública de ensino, que em geral pertencem a nichos sociais menos favorecidos", afirma Bernardete. De fato, entre os entrevistados que optaram pela docência, 87% são da escola pública. E a grande maioria (77%), mulheres.

O perfil é bastante semelhante ao dos atuais estudantes de Pedagogia. De acordo com o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de Pedagogia, 80% dos alunos cursaram o Ensino Médio em escola pública e 92% são mulheres. Além disso, metade vem de famílias cujos pais têm no máximo a 4ª série, 75% trabalham durante a faculdade e 45% declararam conhecimento praticamente nulo de inglês. E o mais alarmante: segundo estudo da consultora Paula Louzano, 30% dos futuros professores são recrutados entre os alunos com piores notas no Ensino Médio. O panorama desanimador é resumido por Cláudia*, aluna de escola pública em Feira de Santana, a 119 quilômetros de Salvador: "Hoje em dia, quase ninguém sonha em ser professor. Nossos pais não querem que sejamos professores, mas querem que existam bons professores. Assim, fica difícil".

 

Ilustração: Mario Kanno

Ilustrações: Mario Kanno

 

Revista nova Escola - por Rodrigo Ratier e Farnanda Salla

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