A Guarda Municipal de Caruaru iniciou sua jornada em 23 de junho de 2010. Tem como missão fundamental a proteção global da população e do patrimônio público municipal. Tendo como princípios proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas; patrulhamento preventivo; compromisso com a evolução social da comunidade; e uso proporcional da força. Com o Estatuto Geral das Guardas Municipais, a Lei Federal 13.022 de 14 de agosto de 2014, tornou mais evidente as atribuições dos servidores, desenvolvendo com maior plenitude a tarefa de protetor e amigo. Através do Plano de Cargos e Carreiras e Vencimentos (PCCV), Lei Municipal 066 de 20 de maio de 2019, foram criadas a Patrulha Educativa, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Rural e Patrulha Escolar.

O PCCV tem como objetivo estimular o desenvolvimento profissional, além de estabelecer um processo permanente de qualificação profissional, buscando competências compatíveis com as responsabilidades dos seus servidores. Com tudo, o PCCV ainda não teve sua efetividade integral, pois os servidores não tiveram acesso as promoções de inspetor e subinspetor como previstas em lei. O Decreto 077, publicado no dia 30 de junho de 2021, é uma parte importante no processo de criação dos cargos de carreira de inspetor e subinspetor. Esses cargos terão a missão de participar do planejamento estratégico institucional e fiscalizar o cumprimento do serviço operacional, objetivando atender, com qualidade e eficiência, as necessidades da população da cidade.

“A criação desses cargos de inspetores e subinspetores da Guarda Municipal de Caruaru valoriza os servidores e influencia na satisfação que o profissional cumpre suas funções, refletindo no serviço prestado à população. Mas ainda para atingir a excelência, é essencial investimentos em infraestrutura, capacitação e equipamentos compatíveis para desempenhar o trabalho de segurança pública, promovendo mais respeito e diálogos nos espaços de convivência para transformar a cidade por meio da cultura de paz.”


Pedro Caetano
Diretor do SISMUC
Membro da Comissão de Representante da Guarda Municipal.




© Copyright 2000 - 2014 SISMUC Regional - Todos os Direitos Reservados - É proibida a cópia total ou parcial deste site sem autorização de seus administradores

Desenvolvido por AgênciaNET e ATONA mídia

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0